PESPSE - PROJECTO DE EDUCAÇÃO SEXUAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE ESCOLAR

Este blogue tem como objectivo a divulgação dos vários projectos e actividades, assim como a disponibilização de materiais de apoio às actividades desenvolvidas nas várias áreas curriculares, no âmbito da Educação Sexual e Promoção da Saúde Escolar, no Agrupamento Vertical de Escolas de Infias (2009-2013).


sábado, 4 de dezembro de 2010

DIA NACIONAL DA ESCLEROSE MÚLTIPLA

Esclerose Múltipla (EM) é uma das doenças mais comuns do sistema nervoso central e atinge pessoas de todas as idades.

No sistema nervoso central existem células nervosas. Estas células nervosas estão ligadas entre si e ao resto do corpo por fibras nervosas chamadas axónios. Através dos axónios são emitidos sinais eléctricos muito fracos, o que permite a troca de informação entre as células nervosas. A mielina envolve as fibras nervosas e funciona como uma espécie de isolamento em torno dessas fibras, permitindo que a informação (sinais ou impulsos eléctricos) seja transmitida mais rapidamente do cérebro ao resto do corpo, ou de uma parte específica do corpo ao cérebro.























Na EM, a perda da mielina (desmielinização) é acompanhada de uma interrupção da capacidade dos nervos em conduzir impulsos eléctricos para e do cérebro, dando origem aos vários sintomas. As zonas onde a mielina foi destruída (placas ou lesões) apresentam-se como áreas de esclerose (cicatrizes) que aparecem em diferentes ocasiões e diferentes zonas do cérebro e da medula espinal. O termo esclerose múltipla significa, literalmente, cicatrizes múltiplas.

Os sintomas mais comuns são: visão turva, visão dupla (diplopia), movimentos involuntários e rápidos dos olhos, perda total de visão, perda de equilíbrio, tremor, andar instável (ataxia), tonturas (vertigens), fraqueza: pode afectar particularmente as pernas e o andar, discurso lento, palavras arrastadas, mudanças de ritmo no discurso, dificuldade em engolir (disfagia), fadiga, necessidade frequente e/ou urgente de urinar, obstipação, impotência, diminuição do estímulo sexual, perda da memória de curto prazo, perda de concentração, de capacidade de julgamento e de raciocínio.

Sem comentários:

Enviar um comentário